logo-ctsb

Testes de Compatibilidade Genética: o que é e por que fazer

Uma doença genética rara pode ser prevenida? Sim, pode, e tudo começa através do chamado CGT, o Teste de Compatibilidade Genética. Trata-se, em palavras comuns, de um painel genético que analisa e compara o DNA dos futuros pais para encontrar variantes em genes em comum, que poderiam gerar uma doença de herança autossômica recessiva nos futuros filhos.

O CGT é realizado a partir de uma amostra de sangue ou saliva dos futuros pais através da tecnologia de sequenciamento de nova geração (NGS). O teste informa as variantes genéticas de cada membro do casal e um laudo de compatibilidade entre os dois DNA’s analisados. Com o resultado do exame, uma consulta de aconselhamento genético é importante para esclarecer o laudo e as opções reprodutivas do casal.

OBS: existem muitos painéis genéticos disponíveis no mercado, mas antes de decidir sobre a realização do teste genético ideal para cada caso, o casal deve contar com a orientação de um geneticista.

A CTSB – Movimento de Prevenção de Doenças Genéticas Graves tem como objetivo a conscientização de todos os brasileiros, em particular jovens casais que pretendem constituir família, sobre a importância do aconselhamento genético para a prevenção de doenças genéticas graves. Ajude a compartilhar esta mensagem!

Para saber mais sobre o tema, consulte nossas plataformas de comunicação!

www.ctsbbrasil.org

www.youtube.com/curetaysachsbrasil

instagram.com/ctsbbrasil