logo-ctsb

Testes de ancestralidade podem ajudar na prevenção a doenças genéticas raras?

O teste de ancestralidade, ou teste de genealogia genética, pode fornecer informações sobre os antecedentes e a linhagem genética de um indivíduo, mas não é projetado especificamente para prevenir doenças genéticas raras. Embora possa conter dados sobre herança genética, esse tipo de teste não substitui o teste genético médico, que visa proporcionar informações mais detalhadas sobre o risco de uma pessoa ter condições genéticas específicas.

Testes genéticos médicos, incluindo testes de portadores e testes genéticos preditivos, são mais utilizados para determinar se um indivíduo é portador de uma mutação associada a um distúrbio específico e se tem risco aumentado de desenvolver essa condição. Esse tipo de teste pode ser particularmente importante para indivíduos com histórico familiar de doença genética ou para casais que planejam ter filhos(as) e desejam conhecer o risco de transmissão para os seus descendentes de uma condição grave.

É importante consultar um médico geneticista, ou profissional médico, para determinar o melhor tipo de teste para suas necessidades individuais. Eles podem ajudá-lo (a) a entender os riscos, benefícios e limitações dos diferentes tipos de teste e ajudá-lo (a) a tomar uma decisão informada.

A CTSB – Movimento de Prevenção de Doenças Genéticas Graves tem como objetivo a conscientização de todos os brasileiros, em particular jovens casais que pretendem constituir família, sobre a importância do aconselhamento genético para a prevenção de doenças genéticas graves. Ajude a compartilhar esta mensagem!

Para saber mais sobre o tema, consulte nossas plataformas de comunicação!

instagram.com/ctsbbrasil
www.youtube.com/curetaysachsbrasil