logo-ctsb

Terapia Gênica: o que é e suas aplicações

Terapia Gênica é uma área da biotecnologia que envolve a introdução, alteração ou substituição de material genético dentro das células de um paciente para tratar uma doença ou condição médica. Esse material genético pode ser DNA, RNA ou oligonucleotídeos.

Ela pode ser aplicada nas seguintes áreas:

*Doenças Genéticas Hereditárias: trata doenças causadas por mutações genéticas, como fibrose cística, distrofia muscular entre outras

*Câncer: utiliza vírus modificados para introduzir genes que combatem o câncer nas células tumorais.

*Doenças Cardiovasculares: pode ser usada para estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos ou para prevenir a formação de coágulos.

*Doenças Neurodegenerativas: há investigações para tratar condições como Alzheimer e Parkinson, tentando corrigir ou compensar os defeitos genéticos.

*Terapias Imunológicas: reforça a resposta imune contra doenças infecciosas ou autoimunes.

*Distúrbios Metabólicos: busca corrigir defeitos genéticos que afetam o metabolismo.

*Terapias Virais e Vacinas: desenvolvimento de vacinas genéticas e terapias para combater infecções virais.

A Terapia Gênica oferece potencial para tratamentos mais direcionados e eficazes, embora ainda esteja em fase de pesquisa e desenvolvimento, em muitos casos.

A CTSB – Movimento de Prevenção de Doenças Genéticas Graves tem como objetivo a conscientização de todos os brasileiros, em particular jovens casais que pretendem constituir família, sobre a importância do aconselhamento genético para a prevenção de doenças genéticas graves. Ajude a compartilhar esta mensagem!

Para saber mais sobre o tema, consulte nossas plataformas de comunicação!

www.ctsbbrasil.org
www.youtube.com/curetaysachsbrasil
facebook.com/ctsbbrasil