logo-ctsb

Qual o impacto de aconselhamentos e testes na redução do nascimento de bebês com doenças genéticas raras?

O aconselhamento e os testes genéticos tiveram um impacto significativo na redução do nascimento de crianças com doenças genéticas. Estes instrumentos podem desempenhar um papel crucial na redução da incidência de doenças genéticas ao fornecer aos indivíduos e casais informações sobre seu estado genético e o risco potencial de transmitir doenças genéticas a seus descendentes.

Aqui estão alguns exemplos e estatísticas que ilustram o impacto do aconselhamento e testes genéticos no nascimento de crianças com doenças genéticas:

Fibrose cística: no Reino Unido, a implementação de um programa nacional de triagem de portadores levou a uma redução no número de nascimentos afetados. De acordo com um estudo publicado no Journal of Medical Genetics, o programa reduziu a prevalência de nascimentos em bebês com fibrose cística em aproximadamente 25%.

Doença de Tay-Sachs: o aconselhamento genético e a triagem de portadores tiveram um impacto significativo na redução da incidência da doença. De acordo com a Associação Nacional de Tay-Sachs e Doenças Aliadas, a incidência da doença na população judaica Ashkenazi diminuiu de aproximadamente 1 em cada 2.500 nascimentos na década de 1970 para 1 em cada 36.000 nascimentos hoje.

Hemofilia: nos Estados Unidos, o uso de testes de portador e diagnóstico pré-natal levou a uma redução no número de nascimentos afetados em famílias com histórico de hemofilia. De acordo com a Federação de Hemofilia da América, o teste de portador reduziu o número de nascimentos afetados em mais de 70%.

Esses exemplos ilustram o impacto que o aconselhamento e os testes genéticos podem ter na redução do nascimento de crianças com doenças genéticas. Ao fornecer a indivíduos e casais informações sobre seu estado genético e o risco potencial de transmitir condições genéticas a seus filhos, o aconselhamento e os testes genéticos podem desempenhar um papel crucial na prevenção do nascimento de crianças com doenças genéticas.

A CTSB – Movimento de Prevenção de Doenças Genéticas Graves tem como objetivo a conscientização de todos os brasileiros, em particular jovens casais que pretendem constituir família, sobre a importância do aconselhamento genético para a prevenção de doenças genéticas graves. Ajude a compartilhar esta mensagem!

Para saber mais sobre o tema, consulte nossas plataformas de comunicação!

instagram.com/ctsbbrasil
www.youtube.com/curetaysachsbrasil