logo-ctsb

Quais são os tipos de testes genéticos e quais informações eles fornecem?

Existem vários tipos de testes genéticos e cada um deles gera informações diferentes sobre a composição genética de um indivíduo. Aqui estão alguns testes genéticos comuns e as informações que eles disponibilizam:

Teste de portador: Este teste é usado para determinar se um indivíduo carrega uma mutação para um distúrbio genético. É normalmente recomendado para pessoas com histórico familiar ou que pertencem a determinados grupos étnicos com maior prevalência de certas doenças.

Teste de diagnóstico: usado para confirmar uma suspeita de distúrbio genético em um indivíduo que apresenta sintomas compatíveis. Podem ajudar os médicos a determinar a causa e fornecer o tratamento adequado.

Triagem Neonatal: realizado em recém-nascidos para identificar doenças genéticas que podem ser tratadas no início da vida. O teste normalmente rastreia uma variedade de distúrbios genéticos, incluindo distúrbios metabólicos, perda auditiva e certos distúrbios genéticos do sangue.

Teste farmacogenômico: analisa a composição genética de um indivíduo para determinar como ele pode responder a certos medicamentos, que ajuda a personalizar os planos de tratamento medicamentoso e evitar reações adversas.

Teste pré-implantação: realizado em embriões antes de serem implantados no útero durante a fertilização in vitro (FIV). Podem identificar distúrbios genéticos nos embriões e ajudar os pais a tomar decisões informadas sobre quais embriões implantar.

Teste pré-natal: realizado durante a gravidez para identificar distúrbios genéticos no feto em desenvolvimento. Pode ajudar os pais a se prepararem para o nascimento de uma criança com um distúrbio genético e a tomar decisões informadas sobre a gravidez.

Teste preditivo e pré-sintomático: usado para identificar mutações genéticas que aumentam o risco de desenvolver um distúrbio genético específico, mesmo que o indivíduo não apresente atualmente nenhum sintoma .

É importante observar que os testes genéticos sempre devem ser realizados sob a orientação de um profissional de saúde que possa ajudar os indivíduos a entender os resultados e tomar decisões informadas sobre eventuais cuidados a se tomar.

A CTSB – Movimento de Prevenção de Doenças Genéticas Graves tem como objetivo a conscientização de todos os brasileiros, em particular jovens casais que pretendem constituir família, sobre a importância do aconselhamento genético para a prevenção de doenças genéticas graves. Ajude a compartilhar esta mensagem!

Para saber mais sobre o tema, consulte nossas plataformas de comunicação!

instagram.com/ctsbbrasil
www.youtube.com/curetaysachsbrasil