logo-ctsb

Por que algumas doenças raras são mais comuns em determinados grupos étnicos/raciais?

Existem algumas doenças raras que são mais comuns em determinados grupos étnicos ou raciais devido a fatores genéticos ou ambientais. Por exemplo, a Doença Falciforme, que é uma doença sanguínea rara, é mais comum em afrodescendentes. Da mesma forma, a Doença de Gaucher, um distúrbio metabólico raro, é mais comum em pessoas de ascendência judaica Ashkenazi (Europa Oriental).

É importante observar que as doenças raras podem afetar pessoas de qualquer origem étnica ou racial. Também é importante reconhecer que muitas doenças raras não são bem compreendidas e podem não ter sido exaustivamente estudadas em certos grupos étnicos ou raciais, tornando difícil determinar com precisão sua prevalência.

A CTSB – Movimento de Prevenção de Doenças Genéticas Graves tem como objetivo a conscientização de todos os brasileiros, em particular jovens casais que pretendem constituir família, sobre a importância do aconselhamento genético para a prevenção de doenças genéticas graves. Ajude a compartilhar esta mensagem!

Para saber mais sobre o tema, consulte nossas plataformas de comunicação!

instagram.com/ctsbbrasil
www.youtube.com/curetaysachsbrasil