logo-ctsb

As diferenças entre doenças genéticas, hereditárias e congênitas

Muitas doenças genéticas graves e fatais podem ser prevenidas através de aconselhamento e orientação genética pré-gestacional e testes genéticos. Eles são recomendados para todos os casais que planejam ter filhos e geralmente têm pouco conhecimento sobre o tema.

Pode ser desafiador para o público em geral lidar com termos e distinguir doenças genéticas de hereditárias e/ou congênitas. Este material visa esclarecer essas diferenças para auxiliá-lo em pesquisas ou busca de conhecimento sobre o tema.

Doença Genética: causada por alterações no material genético (DNA) do indivíduo. Pode ser hereditária, transmitida de pais para filhos, ou surgir durante a vida devido a fatores ambientais.

Doença Hereditária: herdada do pai, mãe ou ambos pelo filho. Todas as doenças hereditárias são genéticas, mas nem todas as doenças genéticas são hereditárias.

Doença Congênita: presente no nascimento, pode resultar de alterações genéticas (doença genética) ou ser causada por fatores como infecções, medicações ou alterações durante o desenvolvimento embrionário. Nem toda doença congênita é genética, e nem toda doença hereditária ou genética é congênita, pois algumas podem se manifestar tardiamente.

A CTSB – Movimento de Prevenção de Doenças Genéticas Graves tem como objetivo a conscientização de todos os brasileiros, em particular jovens casais que pretendem constituir família, sobre a importância do aconselhamento genético para a prevenção de doenças genéticas graves. Ajude a compartilhar esta mensagem!

Para saber mais sobre o tema, consulte nossas plataformas de comunicação!

www.ctsbbrasil.org

www.youtube.com/curetaysachsbrasil

instagram.com/ctsbbrasil