Planejando ter um filho? Aqui estão 5 estatísticas que mostram por que aconselhamento e testes genéticos pré-gestacionais são essenciais para prevenir doenças genéticas raras.
1. 1 em cada 50 bebês nasce com uma doença genética.
2. Mais de 7.000 doenças genéticas são conhecidas.
3. Cerca de 5% dos casais, mesmo sem qualquer parentesco ou conhecimento prévio, podem compartilhar genes semelhantes e terem riscos para uma doença recessiva na futura prole.
4. 80% das doenças genéticas são hereditárias.
5. 30% das crianças com doenças genéticas raras morrem antes dos 5 anos.
Ser portador de uma doença genética recessiva significa que uma pessoa carrega uma cópia do gene defeituoso que causa a doença, mas não apresenta sintomas porque possui uma cópia normal do gene. No entanto, se essa pessoa tiver filhos com outro portador da mesma doença recessiva, há uma chance de 25% de que seus filhos herdem duas cópias do gene defeituoso, resultando na manifestação da doença.
A análise do DNA do casal pode identificar riscos antes da concepção do bebê e indicar caminhos a serem tomados, já que muitas doenças genéticas não têm cura. Prevenir é mais fácil do que lidar com as consequências. Proteja o futuro do seu filho considerando imediatamente a realização de aconselhamento e testes genéticos.
—